RPA para gestão de telecom

Automação de Processos Robóticos (RPA): como aplicar na gestão de telecom da sua empresa?

Automatizar processos é um dos desafios das grandes empresas. Mas, alguns desses processos, como os que ocorrem na gestão de telecom, estão cada vez mais necessitados de automações, seja para resolver os problemas do setor ou simplesmente para facilitar a organização da área.

A transformação tecnológica que o mundo passou nos últimos tempos ajudou a facilitar vários aspectos da nossa vida. E é claro que o meio empresarial também encontrou na tecnologia, um refúgio para a resolução dos seus problemas e também uma mina de oportunidades.

Mas, por quê a tecnologia, com a automação de processos utilizando um RPA, pode ajudar tanto assim uma empresa? 

Em primeiro lugar: você sabe o que é RPA?

Se esse é um termo novo para você, nós queremos te explicar um pouco sobre como funciona a Robotic Process AutomationA RPA é uma tecnologia que utiliza robôs para imitar algumas ações humanas, resolvendo atividades mecânicas sozinho. 

Calma, não é como se os robôs estivessem roubando o trabalho dos seres humanos. No fim das contas, é só mais uma forma de a tecnologia facilitar a nossa vida! Por quê?

Sabe aquelas atividades mais processuais, que não envolvem um pensamento mais estratégico, mas que ocupam grande parte do seu tempo no dia a dia? Já imaginou se alguém conseguisse dar conta dessas tarefas, sem atrapalhar as atividades mais importantes da empresa? É exatamente isso que a Robotic Process Automation consegue fazer!

Ou seja, a utilização de RPA é uma solução tecnológica para uma atividade repetitiva. Podemos citar aqui diversos exemplos, como a resposta automática a um e-mail, respostas automáticas a usuários, envio de documentações, entre outras.

Onde entra a gestão de telecom?

Você deve estar se perguntando quais são as vantagens para aplicar esse tipo de tecnologia dentro das empresas, principalmente quando falamos de gestão de telecom.

Nós sabemos que os processos de gestão da área de telefonia empresarial exigem muito cuidado e atenção. Não é a toa que as empresas que não possuem uma área organizada, acabam arcando com custos que não deveriam, simplesmente por erros cometidos por desatenção, falta de auditoria de documentação ou por desorganização.

Grandes empresas precisam de serviços de telecomunicação. Então por que continuar a cometer erros na gestão de telecom, principalmente quando eles afetam questões financeiras do negócio?

É exatamente aqui que a utilização da tecnologia de RPA é essencial para a gestão área de telefonia dentro das empresas. Afinal, todo o processo de organização das documentações, envio e auditoria de faturas, lançamentos de notas fiscais entre outras tarefas mecânicas, podem ser resolvidas através de um processo de automação robotizado.

Separamos uma lista para você entender em quais atividades a aplicação da Robotic Process Automation pode te ajudar:

  • Organização das faturas;
  • Organização de novos materiais ou planos;
  • Envio de notificações aos usuários;
  • Atualização de dados de funcionários e planos;
  • Auditoria de contas fraudulentas;
  • Geração de relatórios com maior facilidade;
  • Registrar, modificar, validar e analisar dados da empresa;
  • Monitorar tarefas automatizadas;
  • Automatização dos rateios;
  • Lançamento automático das notas/faturas no ERP (integração com ERP);
  • Integração RH gerando alertas de linhas e telefones com colaboradores desligados.

E a RPA ajuda a evitar problemas na gestão de telecom?

Sim! Essa é a grande vantagem da automatização de processos na área de telefonia para empresas. 

Como você pode ver, existem diversas atividades que você consegue resolver com a utilização de uma automação de processos, mas você conseguiu visualizar os problemas que você consegue evitar com o investimento em um RPA?

Menos contas fraudulentas

Um dos grandes problemas das companhias telefônicas está nos erros nas faturas dos planos contratados. Liderando a lista de maiores reclamações dos consumidores, esses erros também afetam as empresas contratantes. 

Com a utilização de um RPA, fica muito mais fácil de constatar quais são as contas que possuem valores que não condizem com o que está contratado. E melhor, esse processo de auditoria é realizado automaticamente.

Maior agilidade

Planejamento, preenchimento de planilhas, preenchimento de inventários, auditorias, recebimento de faturas… Todas essas atividades exigem tempo e, podem acabar demorando muito quando feitas por humanos, por mais ágeis que sejam os seus colaboradores.

Um processo de automação robótico pode ajudar a aumentar a agilidade do trabalho da equipe, fazendo com que atividades que levavam horas, sejam feitas em minutos.

Foco em estratégia

Um dos grandes problemas da gestão de telecom é a falta de estratégias que tornem o setor mais produtivo, com foco em entregar as melhores soluções para a empresa, além de reduzir os custos que a área traz para o negócio.

Ao economizar tempo da equipe, que antes seria utilizado para a realização das atividades mecânicas, um RPA consegue fazer com que os colaboradores responsáveis pela gestão da telefonia empresarial tenham mais tempo para focar em estratégias que tragam benefícios para o negócio.

A maior vantagem é a economia…

A redução de custos sem a redução de produtividade é um desafio enorme para as empresas. Mas, o investimento em um software de gestão de telecomunicações pode fazer com que a área se torne mais estratégica e ainda reduza os custos que acaba arcando devido aos erros humanos, tanto da companhia telefônica, como da equipe.

Invista em um software de gestão de telecom com tecnologia RPA

Uma das soluções para quem está buscando investir na automação de processos robóticos são os softwares de gestão de telecomunicações. 

Com o Conta Mínima, por exemplo, além da automatização de processos, como com o lançamento de notas e a própria melhoria na eficiência da gestão, você ainda pode contar com uma consultoria especializada, para ensinar a sua equipe responsável a utilizar o RPA e melhorar todo o trabalho realizado.

Vale lembrar que a redução de erros no processo de telecomunicações, investindo em soluções práticas e ágeis, pode ainda melhorar a imagem da empresa, mostrando como o negócio está buscando formas de se atualizar e renovar estratégias.

Gostou do conteúdo? Conte-nos um pouco sobre como você faz a gestão de telecom dentro da sua empresa e como um RPA poderia ajudar o seu negócio!
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