IPTU e boletos de condomínio: das responsabilidades da construtora (e como tornar esse trabalho ainda mais eficaz)

O mercado da construção civil é repleto de atividades de gestão que precisam ser muito bem organizadas para que nada fuja do controle. E nós não estamos falando apenas do dia a dia lá na obra… afinal, os escritórios das construtoras precisam organizar diversas documentações para que esses projetos sejam possíveis… até mesmo depois de prontos. O IPTU e os boletos de condomínio são apenas algumas das documentações que ficam em posse das construtoras até a entrega final dos imóveis construídos.

Isso só revela uma coisa: o controle financeiro das construtoras pode se tornar um processo bastante complexo, principalmente quando não passa na cabeça dos donos do negócio, ou até mesmo do colaborador responsável pelo setor financeiro, que existem soluções para tornar o trabalho mais eficaz e organizado.

Mas calma, a solução a gente deixa para o final do conteúdo! Antes, vamos entender mais a fundo todo esse processo dentro das construtoras.

Provavelmente você sabe dos problemas que a falta da gestão dos IPTUs e dos boletos de condomínio geram, não é?

Ninguém vai querer comprar um novo imóvel que já está com contas atrasadas…

Construtoras preparadas conseguem dar conta desse tipo de documentação para que nada, no momento de entrega da obra, saia errado.

Vamos visualizar como?

Em primeiro lugar: a construtora precisa pagar os boletos de condomínio e IPTU

Você já sabe disso, mas não custa nada reforçar para que entenda a importância de encontrar uma solução verdadeiramente eficaz para esse processo de trabalho.

No dia a dia, você…

  • Precisa lidar com diversos documentos de apartamentos de estoque;
  • Precisa pagar o IPTU de todos esses apartamentos;
  • Precisa, além disso tudo, pagar também os boletos de condomínio desses imóveis.

E enquanto isso, a construtora está com outras obras acontecendo, as quais você também precisa estar ciente, para fazer o controle da compra de materiais, o controle das notas fiscais de cada uma das obras que estão sendo realizadas, e por aí vai…

Suas atividades não param!

Agora, já imaginou se, no meio dessa confusão, uma ou duas das obras ficar prontinha aguardando a compra dos imóveis e você, de repente, ter mais 100 ou 1.000 apartamentos de estoque para organizar toda a documentação de IPTU e condomínio?

Nem mesmo as grandes construtoras conseguem dar conta deste tipo de situação…

É o mesmo que tentar virar o Titanic um minuto antes dele bater no iceberg.

Mas, a questão é: você tem que dar conta… Afinal, não podemos deixar de lembrar que essa é uma responsabilidade das construtoras!

Ninguém vai querer comprar um imóvel com contas a pagar…

Conforme já comentamos, é aqui que a construtora precisa tomar muito cuidado. 

As obras são realizadas para que os imóveis sejam comprados. Se as contas estiverem atrasadas, ninguém vai querer comprar um imóvel.

É essencial reforçar que as taxas de condomínio e o IPTU são de total responsabilidade do dono do imóvel, que nestes casos, antes da venda dos mesmos, são da construtora.

Ou seja, ou você organiza as documentações de forma eficaz e realiza os pagamentos em aberto de todas as obras e apartamentos de estoque, ou não vende.

É exatamente por isso que é muito importante acompanhar todas as questões que envolvem a construção de imóveis e a cobrança das taxas dos apartamentos de estoque. Inclusive, depois de já terem sido vendidos e a propriedade já tiver sido passada para o novo dono.

No Maranhão, algumas construtoras já sofreram com mudanças na cobrança do IPTU, por exemplo, que foram feitas pelo município, e tiveram que comprovar novamente que imóveis tinham sido vendidos e a propriedade dos mesmos já não era da construtora.

Ou seja, além de conseguir dar conta de todas as documentações, tenha certeza de que você e a sua construtora possuem uma gestão eficaz de toda a documentação que comprove a venda dos imóveis.

Bom, agora que você conseguiu entender melhor como essa é uma responsabilidade de peso e que traz um trabalho bastante complexo para dentro da construtora, que tal facilitar?

Facilitando o seu dia a dia: não deixe o Titanic bater no iceberg

Percebeu que o pagamento de todas essas taxas pode ser algo bastante complexo, não é?

Quantas obras a sua construtora ou você, como responsável pelo financeiro do negócio da construção civil, consegue dar conta? Sabendo que novos imóveis estão sendo erguidos e que em breve, você terá mais IPTUs e boletos de condomínio para organizar o pagamento?

O quanto você está buscando facilitar o trabalho de organização do financeiro?

Pois é… é necessário buscar soluções que façam com que esse trabalho seja menos complexo, para que além de dar mais tempo para que o time de colaboradores da construtora consiga realizar outras atividades importantes, também seja possível blindar o financeiro dos possíveis erros que o controle dos IPTUs e boletos de condomínio podem trazer, quando realizados de forma manual.

Mas, para a sua felicidade, já existem soluções que podem fazer com que esse processo seja INTEIRAMENTE automatizado. 

A automação do IPTU e dos boletos de condomínio já é uma realidade e traz diversos benefícios para os negócios da construção civil, que precisam fazer esse controle dos apartamentos de estoque.

Escrevemos um conteúdo exclusivo sobre os benefícios da automatização dessas documentações para as construtoras! Leia o conteúdo na íntegra aqui >

Essa automatização é possível através do NFX, uma ferramenta do Conta Mínima que realiza a automação de tarefas que ocupam muito tempo da sua equipe, faz o gerenciamento dos processos e ainda traz economia para a construtora

Parece impossível fazer com que essa atividade tão trabalhosa e maçante seja transformada em uma tarefa fácil, não é?

Bom, se tiver interesse em saber como nós já estamos atendendo algumas construtoras e como já melhoramos toda a gestão desses documentos, que tal falar um pouco com a nossa equipe? 

Clique no banner abaixo para saber mais e vamos começar a transformar o trabalho da sua construtora com o pagamento dos IPTUs e dos boletos de condomínio o quanto antes!

Continue acompanhando o nosso blog para mais informações sobre como o NFX pode ser essencial para o seu negócio na construção civil, além de diversas outras dicas para a gestão de documentos.

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