7 dicas essenciais sobre como manter sua equipe engajada em tempos de coronavírus

O coronavírus vai mudar a nossa realidade e a forma como vivemos. Isso é inegável! Os impactos do Covid-19 já podem ser sentidos diretamente na maneira como nós trabalhamos e realizamos as nossas atividades diárias. 

Estamos em home office! Isso é uma mudança grande para muitas empresas que não tinham a prática atrelada à sua cultura.

Se você é um gestor, provavelmente deve ter sentido a grande diferença no trabalho dos seus colaboradores com todas essas situações que estamos enfrentando, certo? 

  • Ansiedade.
  • Incertezas.
  • Medo.
  • Diminuição da produtividade.

Os impactos do isolamento social são muitos e nós precisamos entender como trabalhar com as nossas equipes diante dessa realidade. Mas e aí? Como é possível manter a equipe engajada e produtiva durante um período tão preocupante como esse?

O que nós temos a dizer, em primeiro lugar, é: se você não se preocupava com a motivação dos seus colaboradores antes, agora, essa é uma tarefa essencial. Diríamos que é obrigatória!

Bons líderes são responsáveis por motivar a equipe e fazer com que o trabalho aconteça sem ser afetado pelo pessimismo e pela incerteza dos momentos de dificuldade. E mais: se você não tinha o hábito de enxergar formas e estratégias para engajar o seu time, essa é uma ótima oportunidade para começar a estudar um pouco mais sobre o assunto.

Afinal, não é somente nesses momentos que precisamos olhar com esses olhos para os colaboradores que nos ajudam diariamente.

Entendendo os impactos do isolamento social e do home office

Temos alguns pontos importantes antes de falarmos das dicas essenciais para esse momento! Vamos lá?

É claro que mudar o ambiente em que realizamos o trabalho, também muda a forma como lidamos com ele. 

O home office é uma nova realidade para a sua empresa e o time que você coordena? Então saiba que o trabalho será afetado!

Atrelado a essa mudança, ainda temos o fator do isolamento social, como uma estratégia eficaz para o combate à disseminação do vírus, que também traz mudanças comportamentais nas pessoas.

Se você esperava que o trabalho iria ser realizado da mesma maneira, sabendo que essas mudanças causam efeitos nas pessoas e na forma como elas se comportam, está muito enganado.

É por isso que separamos essa parte do conteúdo, antes de trazer as dicas que farão com que você consiga motivar a sua equipe e investir em uma produtividade saudável para todos, para que você entenda que a realidade é outra, houveram mudanças e você precisa saber lidar com elas.

Fugir de ter conversas com a sua equipe nesse momento, vai trazer somente problemas e mais problemas.

Portanto, chegou a hora de pensar estrategicamente, assumir o seu papel como líder e ajudar a sua equipe a chegar nos resultados esperados.

Você precisa ler esse conteúdo até o fim para começar a praticar isso com o seu time o quanto antes!

Seja um verdadeiro líder e ajude a sua equipe!

Sabemos que toda a situação com o coronavírus não está sendo fácil. Você mesmo, como ser humano antes de ser líder, pode estar sofrendo com os impactos que já apresentamos aqui.

Mas, você tem uma função importante para a sua empresa. Então, precisa entender que é o seu papel motivar os outros colaboradores. Essa atitude também pode te ajudar a se motivar.

Por isso, separamos as 7 dicas sobre como manter a sua equipe engajada em tempos de coronavírus. Vamos a cada uma delas? Leia todas e aplique na sua estratégia de liderança!

1. Transparência

Todo bom gestor, coordenador ou líder deve saber se comunicar bem. Essa é uma das habilidades mais importantes para quem ocupa um cargo de liderança.

Então utilize essa skill para deixar a situação clara para todos!

Não é momento de esconder o jogo do seu próprio time. Entenda que para marcar o gol, todos devem estar por dentro da estratégia final e da situação geral do jogo.

Então, traga os colaboradores para participar das reuniões, comunique-os sobre:

  • Mudanças;
  • Impactos;
  • Decisões importantes.

Esconder qualquer informação da equipe, nesse momento, vai causar um pânico desnecessário.

2. Metas reais = resultados reais 

Se você é daqueles que está sempre atrás dos melhores resultados, sentimos dizer que é hora de baixar a bola.

Quando a gente atingir a meta, a gente dobra a meta? NÃO!

Estamos passando por um período que pede bom senso. Os impactos do coronavírus na economia são cada vez piores! Exigir resultados irreais da sua equipe, é um tiro no pé.

Isso vai trazer a sensação de frustração, além da diminuição da produtividade.

Então, sente com os colaboradores, converse sobre como é importante atingir os resultados nesse momento, mas que é ideal alinhar as expectativas do colaborador, em relação aos resultados que deve atingir, com a empresa. 

3. Reconheça a força da sua equipe 

Mostre que você está feliz com o trabalho, tanto de forma individual, como de forma coletiva.

O feedback é uma das ferramentas mais importantes para a motivação profissional. Nesse período, ele se torna ainda mais necessário para as organizações, visto que os elogios e o reconhecimento pelo trabalho bem feito, são primordiais para promover o engajamento.

4. Não deixe ninguém ficar sobrecarregado

Muitas pessoas estão relatando que estão trabalhando mais ao fazer home office. É papel do gestor entender a realidade de cada colaborador e corrigir os excessos de trabalho.

É muito comum que, ao estar trabalhando em casa, o colaborador se envolva em alguma atividade e acabe passando do horário estipulado para o trabalho. 

Em hipótese alguma a empresa deve enxergar esse tipo de atitude como benéfica. Isso porque, a longo prazo, pode trazer diversos impactos negativos para a produtividade do colaborador, além da sua saúde.

Ou seja, se você notou que a sua equipe está se auto sobrecarregando, está na hora de corrigir esse tipo de comportamento.

5. Participação

Esse é momento de envolver toda a equipe no trabalho que vocês desenvolvem. Mostre o quanto cada um dos colaboradores é importante para o negócio, envolva-os em decisões estratégicas e no planejamento.

6. Incentive sem cobrar de forma excessiva!

Estamos passando mais tempo em casa, o que faz com que tenhamos mais tempo livre para diversas outras atividades!

Podemos aproveitar esse momento para nos desenvolver! Buscar cursos online, leituras, entre outros materiais que estão sendo amplamente divulgados nas plataformas digitais, de forma gratuita.

Separamos uma lista com alguns portais, livros e cursos que podem ser benéficos para você e sua equipe!

Mas, lembre-se: é essencial evitar cobranças excessivas nesse momento. Existem pessoas que não estão conseguindo ser mais produtivas, devido a ansiedade e incertezas que a pandemia nos trouxe.

Ou seja, apresente as possibilidades, mostre caminhos, mas com cuidado! 

7. Dica extra: invista em formas eficazes de comunicação

Já reforçamos que o home office é uma nova realidade para muitas organizações. Por isso, é essencial que a gestão dos serviços de telecomunicações estejam em dia. Só assim será possível manter os líderes em contato com todos da equipe, sem que problemas ocorram. 

Aprendizado para toda a vida!

Como já afirmamos no início do texto, o coronavírus está mudando a nossa realidade de uma forma como nunca imaginamos. Principalmente quando estamos falando sobre trabalho!

Portanto, é necessário avaliar os aprendizados que esse período irá trazer para a nossa vida como um todo. Desde analisar as melhores formas de motivar a equipe, até mesmo entender como todos estão passando por isso.

É o momento de entender que você sempre deve preparar a sua empresa e as equipes que você coordena para momentos de crise.

Você já tinha se preparado para isso?

Coloque as dicas em prática agora mesmo!

O que você achou do conteúdo? Acredita que essas dicas podem te ajudar? Se a sua resposta é sim, comece o quanto antes a trabalhar, de forma estratégica, a motivação da sua equipe.

Essa é a hora certa para isso!

Depois, conte para a gente como foi o resultado, se você conseguiu sentir que o time reagiu de uma forma positiva às suas ações! E continue acompanhando os nossos conteúdos aqui no blog, estamos fazendo uma força tarefa para trazer as melhores dicas para você durante esse período.

Powered by Rock Convert
Siga e compartilhe:

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
error

Gostou deste texto? Compartilhe com seus amigos :)

LinkedIn
Share
Instagram