Coronavírus: cursos e livros gratuitos para aproveitar durante a quarentena

O avanço da Covid-19, também chamado de Coronavírus, pelo mundo todo, ocasionou mudanças profundas na forma como trabalhamos e nos relacionamos. Em momentos de isolamento social, percebemos a necessidade do contato com o outro e de como precisamos repensar as nossas estruturas de trabalho. Mas, tão importante quanto as reflexões sobre como será o nosso futuro após a pandemia, é a nossa capacidade de utilizar esse período de quarentena para buscar conhecimento e aproveitar o nosso tempo de forma produtiva, como por exemplo, investido em um autoempreendedorismo, com foco em buscar uma evolução pessoal.

A crise do coronavírus nos colocou praticamente todos em quarentena. A prática mais adotada pela maioria foi a do home office, o que nos leva a uma nova adaptação. Tem sido um verdadeiro desafio adentrar neste novo cenário. Os desafios são inúmeros, dentre eles manter as pessoas motivadas, produtivas, concentradas e com os recursos necessários para desempenhar um bom trabalho. 

A principal adaptação está no seu modo de pensar. O home office traz consigo uma boa carga de empreendedorismo; ou seja, é preciso saber se autogerenciar para que a mecânica funcione bem.

Sabemos que nem todas as pessoas podem estar em casa neste período de quarentena, mas, para aqueles que conseguem trabalhar em um formato home office ou, para quem foi dispensado por tempo pré-determinado para ajudar no combate à transmissão, pode aproveitar o momento para construir uma nova base de conhecimento com conteúdos gratuitos.

É isso mesmo, após o avanço do vírus que assolou o mundo todo, diversas empresas, autores e produtores de conteúdo passaram a produzir e disponibilizar materiais gratuitos (livros, e-books, cursos, infográficos, webinars, etc), com o intuito de disseminar conhecimento e fazer com que as pessoas se mantenham em constante evolução.

E não ache que isso é perda de tempo! 

Após o término desse período, você poderá sair com diferentes conhecimentos, sobre diferentes temáticas, que o ajudarão a entender a dinâmica da sociedade após enfrentar o atual desafio. Além disso, você terá um conhecimento amplo para recuperar os negócios e voltar aos trilhos.

Afinal, conhecimento nunca é demais, certo?

É por isso que decidimos separar alguns links para conteúdos que podem transformar a sua quarentena em um período cheio de novos conhecimentos! Vamos lá?

Antes das dicas: as vantagens do Home Office!

A grande vantagem do home office é que você perde menos tempo com deslocamento. Você sabia que uma pessoa gasta, em média, 30 a 45 minutos para ir ao trabalho?! Isso equivale a uma hora ou duas horas no trânsito, diariamente. Com isto em mente, lembre-se de que agora você tem uma hora ou duas extras no seu dia. 

Então use este tempo para “afiar o machado” nesta quarentena, isso que dizer: aproveite este tempo livre e se aperfeiçoe. Vale tudo! Leituras, cursos online, produção de textos, vídeos educativos, palestras, transmissões ao vivo e até documentários educativos.

Conforme já afirmamos acima, estude muito nesse período! Vale a pena lembrar que não estamos de férias e que apesar da melancolia e da ansiedade, é possível aproveitar a quarentena com qualidade. Há centenas de livros e cursos gratuitos para você reforçar a sua educação durante o isolamento. No entanto, localizar os melhores materiais pode levar tempo. E é por isso, selecionamos os melhores cursos e fontes de estudo para te ajudar neste processo. 

1. Não poderíamos ficar fora dessa!

Com frequência, nós do Conta Mínima, produzimos materiais que ajudem no desenvolvimento das empresas em relação a gestão de telefonia. O nosso blog é um dos canais que mais utilizamos para te ajudar a entender, sempre, a importância de uma gestão eficaz em relação aos serviços telefônicos. Mas, além dos conteúdos que publicamos aqui no blog, caso você nunca tenha acessado, nós temos a disposição, através de download gratuito, dois conteúdos um pouco mais aprofundados sobre Os desafios da gestão de telefonia e também sobre Ações para reduzir os custos da empresa

Para acessá-los, basta clicar nos links abaixo e realizar um cadastro rápido e gratuito:

Infográfico: Os desafios da gestão de telefonia: Desfaça o nó da telefonia e ajude financeiro, TI e RH!

Infográfico: 5 ações imprescindíveis para reduzir os custos da sua empresa!

2. Cursos da USP

Uma das maiores Universidades do país também está oferecendo cursos online e gratuitos para todos os tipos de público. A USP traz, por meio de diversos canais, conteúdos que vão desde texto, vídeos e áudios, até apresentações e estão disponíveis para acesso de todos!

E é válido lembrar que alguns cursos possuem até certificados de conclusão! Então vale a pena dar uma conferida.

Para saber mais sobre os Cursos da Universidade de São Paulo, clique aqui!

3. Teacherflix

Sabemos que a educação está passando por um processo de transformação e, diversos professores, mesmo antes da pandemia de Coronavírus e do consequente isolamento social, já estavam buscando formas de inserir o universo digital em suas aulas. Mas, agora, esse é o único cenário possível para o momento, e é por isso que essa iniciativa da Pearson, o Teacherflix, está com a assinatura gratuita!

A intenção da plataforma é preparar os educadores para essa transformação a qual estamos passando no momento.

Para acessar a plataforma Teacherflix, clique aqui!

4. EnglishBay

Se você está procurando aperfeiçoar o seu inglês, essa é a hora! A EnglishBay disponibilizou em seu canal do Youtube, por 40 dias (inicialmente é o período que irá durar a quarentena em São Paulo), o seu curso “Aprenda Falando”, de forma completa! Não perca a chance de aprender ou aperfeiçoar o seu idioma de forma inteiramente gratuita.

Clique aqui e acesse o canal com o curso!

5. Senai

Quer mais cursos online? Conhece o Senai? Desde sexta-feira (20), o Senai disponibilizou 15 cursos gratuitos online, sem custos. Há programas com ementas em diversas áreas do mercado como finanças pessoais, indústria 4.0 e blockchain. Uma ótima notícia é que não existe limite de data para a conclusão dos cursos, os quais têm carga horária de entre 14 e 20 horas. Todos dão direito a um certificado pra você chamar de seu e enriquecer o seu currículo com temáticas que vão desde o empreendedorismo até a temáticas que envolvem a indústria e a economia.

Se você tiver interesse, basta conferir clicando aqui!

6. RD Station

Se você tem interesse em aprender um pouco mais sobre marketing e como ele pode contribuir para a sua empresa ou negócio, principalmente neste período, é essencial que você conheça o RD Station!

E essa que é uma das maiores plataformas de marketing digital da atualidade no Brasil, e eles estão disponibilizando uma série de palestras que foram oferecidas no ano passado, para que você possa entender um pouco mais sobre esse mercado e buscar ferramentas para que o seu negócio se destaque!

As palestras disponibilizadas, aconteceram no RD Summit, para quem não conhece, é um evento que reúne grandes mentes para discutir empreendedorismo na era digital. Um dos pontos mais positivos do evento é que a linguagem é super acessível e traz um elemento que você certamente está precisando: motivação. Você vai ouvir a história e estratégias de diversos empreendedores que muitas vezes vieram do nada e conquistaram verdadeiros impérios em poucos anos. Agora com a crise do coronavírus temos a oportunidade de ter acesso a diversas palestras de modo digital. Acesse aqui:

Confira aqui o material que eles estão oferecendo!

7. Amazon: Livros gratuitos!

Agora, se você quer se aventurar pela literatura, ou até mesmo livros de negócio ou autodesenvolvimento, que tal aproveitar para baixar ebooks gratuitos?

Se você é um leitor insaciável, do tipo que adora circular por livrarias em busca de verdadeiros tesouros a preços baixos, nada melhor do que livros gratuitos. Tem muita gente oferecendo-os. Um nome muito relevante neste mercado é a Amazon, a gigante das compras online. Tem muitos livros gratuitos para download. Vale de tudo: desde livros de gestão e empreendedorismo, tecnologia e finanças, até bons livros para relaxar, como gibis e romances. Se eu fosse você, dava uma visitinha e baixava tudo até o seu HD explodir com tanta informação de qualidade.

É isso mesmo, a Amazon Brasil disponibilizou diversos ebooks gratuitos para download em sua plataforma. As obras disponíveis vão desde clássicos da literatura mundial, até mesmo materiais acadêmicos. 

Os ebooks podem ser adquiridos através da Loja Kindle da Amazon, e lidos em aplicativos gratuitos de computadores, tablets ou celulares, além do dispositivo Kindle, da própria empresa.

Para acessar a loja, basta clicar aqui.

8. FGV

Outra boa dica são os cursos da FGV. A plataforma de EAD da Fundação conta com mais de 50 cursos para enriquecimento profissional. Os cursos contemplam duas áreas: negociação e fundamentos de administração financeira. Vale a pena conferir as ementas e dar início aos estudos nesta quarentena! 

Clique aqui para acessar!

9. Casa do Saber

A Casa do Saber também está colaborando neste isolamento em função do coronavírus.

A instituição disponibilizou todos os cursos do aplicativo Casa do Saber on Demand gratuitamente, por 30 dias. Sendo assim, fique esperto pois não vai durar para sempre. Há opções de cursos livres em diversas áreas do conhecimento como, por exemplo, filosofia e artes, como também programas sobre diversas obras literárias. 

Para saber mais, clique aqui!

10. Udemy

Queremos indicar a você a Udemy, uma plataforma americana de ensino a distância. Hoje ela já conta com mais de 40 milhões de alunos em todo o planeta, oferecendo quase 400 cursos gratuitos para você se especializar na quarentena. Há diversas opções de educação e ensino, especialmente nas áreas de investimentos e programação.

Clique aqui para acessar!

E aí, como vai ser a sua quarentena?

Agora que você sabe que existem diversos materiais disponíveis para você aumentar o seu conhecimento e passar o tempo de forma produtiva durante essa quarenta, como vai ser esse período para você?

Nós entendemos que é difícil buscar enxergar esse momento de forma otimista, com tantas mudanças acontecendo de forma contínua. Porém, é preciso não se deixar levar pelo pessimismo, parar para refletir sobre esse momento e buscar evoluir e enxergar o lado positivo nas situações.

Se para esse momento, o lado positivo é que você pode aprender durante o seu tempo livre, que tal começar hoje?

Aproveite!

Powered by Rock Convert
Siga e compartilhe:

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
error

Gostou deste texto? Compartilhe com seus amigos :)

LinkedIn
Share
Instagram