Automação de tarefas repetitivas

Automação de tarefas repetitivas: como uma mudança simples pode transformar e turbinar o dia a dia de trabalho?

Seja você o dono da empresa ou o coordenador, com certeza já deve ter pensado: seria ótimo se existisse uma automação de tarefas repetitivas para facilitar o dia de trabalho. Não pensou nisso ainda?

Durante a sua rotina de trabalho, muito provavelmente você já deve ter se deparado com atividades mecânicas, que precisam ser feitas, mas que tomam um grande tempo do seu dia, não?

  1. Organizar documentos;
  2. Organizar notas fiscais;
  3. Pagamento de boletos;
  4. Coleta de dados…

As atividades repetitivas do nosso dia a dia são muitas! E nós levamos um bom tempo para resolvê-las, não é mesmo?

A questão aqui é que sua equipe, ou até mesmo você, podem estar gastando tempo com atividades maçantes e deixando de lado a parte estratégica de que cada área do negócio…

E nós não estamos falando de um nicho específico de mercado. Vários segmentos acabam caindo nessa cilada…

  • Recursos humanos; 
  • Escritórios de contabilidade; 
  • Construtoras; 
  • Restaurantes; 
  • Setor de compras…

Percebe como essas tarefas repetitivas rondam diversas áreas? 

É por isso que é muito importante buscar por soluções que nos livrem dessas atividades e nos propiciem momentos para pensar estrategicamente sobre o negócio ao qual estamos atuando.

E para isso, precisamos ser amigos das novas tecnologias…

Temos medo das máquinas, mas e se elas estiverem aqui para nos ajudar?

Enxergar as novas tecnologias como amigas pode ser uma tarefa, muitas vezes, difícil. Isso porque foi construído em nosso imaginário de que os “robôs” vão roubar os nossos trabalhos.

  • Naquele filme chamado “O homem bicentenário”, o robô se torna um humano.
  • Em Blade Runner, os robôs se revoltam contra os homens.

É fácil pensar em referências cinematográficas em que o investimento humano nas tecnologias inteligentes acabou levando a ruína da própria humanidade.

Aí, quando vemos a tecnologia sendo implementada no nosso dia a dia, vem o medo: será que serei mandado embora? Essa tecnologia vai substituir o meu trabalho?

A resposta pode te confundir ainda mais: SIM e NÃO.

Em partes, podemos dizer que a tecnologia pode sim roubar o seu trabalho. Mas, isso não quer dizer que você não será mais necessário (caso você seja um colaborador), muito menos que você poderá sair por aí demitindo a sua equipe (caso você seja o dono ou coordenador da sua área). A verdade é que a tecnologia pode substituir a parte mecânica e maçante da sua rotina!

Ou seja, todas essas atividades de organização, gestão de documentos, etc, poderão ficar muito mais simples e sem gastar horas do tempo da equipe ou de determinado colaborador.

E é aí que podemos afirmar: a tecnologia vai sim “roubar” as suas atividades maçantes, mas não, ela não vai roubar o seu trabalho.

Afinal de contas, você não foi contratado(a) ou está na empresa apenas para realizar um trabalho maçante e repetitivo, não é?

As empresas são feitas de pessoas, de cabeças pensantes. É para isso que você faz parte de um time, para pensar estrategicamente. Logo, ao se livrar de tarefas que ocupam a sua mente exaustivamente e por horas a fio, sem trazer um resultado a longo prazo, você passa a ter tempo para elaborar estratégias a longo prazo.

Interessante, não é? Não acha que está na hora de apertar as mãos da tecnologia e vocês se tornarem grandes amigos?

Agora que você já fez as pazes com o desenvolvimento tecnológico, que tal entender na prática como a automação de tarefas repetitivas pode ajudar no dia a dia?

Powered by Rock Convert

Na prática: exemplos de segmentos empresariais que fazem a automação de tarefas repetitivas

A automatização de tarefas traz muitos benefícios para diferentes tipos de negócios. Conforme já mencionamos no início deste texto, muitos segmentos de trabalho precisam lidar com este tipo de atividade no dia a dia, o que faz com que a equipe perca muito tempo com atividades pouco produtivas (quando falamos de estratégia) para a empresa.

E quando falamos de benefícios, são muitos mesmo:

  1. Redução de custos;
  2. Aumento da produtividade da equipe;
  3. Melhorias de resultados…

Já escrevemos, aqui em nosso blog, alguns conteúdos sobre esses benefícios e vantagens para os negócios.

Mas, vamos te mostrar na prática como o Robotic Process Automation (RPA), ou a automação de processos robóticos, se aplica dentro das organizações, tanto em áreas que fazem parte da maioria das empresas, como para diferentes segmentos do mercado de trabalho.

Para gestão dos serviços de telecom

Grandes empresas geralmente precisam lidar com serviços de telefonia. Mas, todo mundo sabe: a gestão de telecom pode se tornar o pesadelo das empresas, principalmente quando esse gerenciamento não recebe o cuidado necessário.

Seja com erros nas faturas que passam despercebidos, seja com a falta de controle sobre o inventário ou até mesmo na falta de tempo para realizar a auditoria dos documentos e notas fiscais…

É um processo complicado e que, ao não ser realizado da forma correta, pode causar prejuízo financeiro.

Se tudo isso fosse automatizado, com certeza todo o processo ficaria mais fácil, não é? Por isso, investir na automação das atividades da gestão de telecom é necessário para fazer com que todo esse gerenciamento seja verdadeiramente eficaz.

Quer entender mais a fundo como isso funciona para a gestão de telecom? Clique aqui >

Para a gestão de construtoras

Entregou a obra pronta e acabou? Calma, a área da construção civil é muito mais complexa do que isso.

Além de entregar as obras prontas e com todos os detalhes finalizados, as construções residenciais (apartamentos) continuam dando trabalho para os negócios da construção civil…

As construtoras ficam responsáveis ainda pelo pagamento do IPTU e pelos boletos de condomínio, que continuam sendo de responsabilidade da empresa até que sejam vendidos e entregues aos novos proprietários.

Agora, já imaginou terminar quatro obras de apartamentos e ter que lidar com a gestão do IPTU e boletos de condomínio de mais de 100 apartamentos ao mesmo tempo? 

Com a automação dessas atividades, a construtora economiza uma grande quantidade de tempo do financeiro, além de abrir a possibilidade de conseguir atender mais clientes ao mesmo tempo.

Entenda mais como a automação é eficiente para a área da construção civil >

Consegue visualizar?

Com esses dois exemplos você já deve ter conseguido entender como a automação das atividades traz benefícios para diversos tipos de atividades realizadas por diferentes empresas de diferentes segmentos.

Precisamos abraçar as tecnologias e enxergar as melhorias que elas podem trazer para a nossa rotina.

Pense: será que essa não é a oportunidade que faltava para impulsionar o crescimento do seu negócio, conseguindo mais tempo estratégico para as suas equipes?

Se você gostou da ideia, que tal conversar um pouco com a gente e entender como as nossas soluções podem realmente te ajudar a transformar a forma como a sua empresa realiza as atividades no dia a dia?

Clique no banner abaixo para marcar uma conversa com o nosso time!

Powered by Rock Convert
Siga e compartilhe:

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
error

Gostou deste texto? Compartilhe com seus amigos :)

LinkedIn
Share
Instagram